sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mídia o 4º Poder



            O que é de fato, nem sempre é de direito. Ledo engano, pensar que estamos num Estado onde há apenas três poderes governamentais. Enquanto a constituição federal brasileira oficializa legislativo, executivo e judiciário, a mídia, é reconhecidamente a eclipse de toda luz a que se destina ofuscar, tanto quanto pode ser o iluminador de toda sombra.
            Primariamente, o conceito que a define, reduz o seu papel para 'informativo', mas seu caráter é muito mais abrangente e pode categorizá-la em aspectos muito mais discutíveis em todas as esferas em que transita. Não ha risco de erro em defini-la como o 4º poder no Brasil.  Não é de direito, mas é de fato.
            A parte da mídia que orbita a política de hoje no Brasil, deveria ter a responsabilidade de informar de forma imparcial, integral, elegante, clara, acessível, e sobretudo verdadeira.
            Criar ilusões com o fim de proteger ideologias, partidos e pessoas, excede não só os limites de normatização de uma empresa, porque foge à regra da função a que se presta (lembremo-nos que mídias são empresas que prestam serviço e obedecem a mais de 650 normas, leis e portarias), mas também excede drasticamente os limites da ética e respeito à sociedade brasileira.
             A estrutura da grande mídia televisiva brasileira (que alcança todas as classes do país), está moldada em cima de parâmetros ditados pelos interesses financeiros. Nada mais que isso.  A ilusão de que o poder executivo ou qualquer um dos poderes oficiais controla a mídia em seu conteúdo, é um engano comum. Apenas o interesse financeiro forja os meios de comunicação brasileira e aquelas que não seguem o padrão imposto pelo dinheiro, sofrem a represália dos órgãos reguladores (é o caso da mídia de oposição alternativa que se financia a si própria).
            A verdade, é que aquela TV nacional mais atuante, chega aos mais remotos lugares do país e tem distribuído mentiras e silêncios sobre personalidades infames e seus malfeitos, modificando o rumo e os valores de nossa sociedade, a uma velocidade tal, que às vezes é difícil até assimilar.
            As notícias, sob a distinta e elegante figura do repórter âncora do jornal das oito, não conseguem se alinhar com sua própria expressão facial de quem conhece a diferente verdade por trás das palavras. É decepcionante ver um homem de joelhos dobrados diante de tamanha hipocrisia. Então... me pergunto se todo mundo tem um preço, como costumamos ouvir dos mais descrentes na honra brasileira. E só estou falando em jornal das oito...
            Estamos em minoria, nós que nos sabemos honrados. Está mais que claro que os valores de honra da nossa sociedade já foram extintos, há tempos idos, com a disciplina “Moral e Cívica” que norteava nossos ideais desde os tempos de escola.
            Estamos sob o jugo da mídia, não do governo. É a mídia a grande controladora de tudo. Bastava que aquele homem atrás da bancada do jornal das oito se pronunciasse, que tivesse a coragem de nos salvar, que abandonasse a covardia que o modela hoje, bastava que todos os jornalistas se unissem em voz única e dissessem em frente às grandes e realmente fieis angulares,  que nada escondem de bem, nem de mal, para que fosse decretada nossa liberdade do poder algoz que hoje nos oprime.
            Bastava que fossem sinceros, que fossem piedosos, que se compadecessem dos seus irmãos brasileiros, que falassem, falassem, falassem e dissessem a notícia sem aparar as arestas. Que noticiassem “o que é importante” de fato. Que nos permitissem escolher de posse da verdade.. o que fazer depois. Não é o governo que os paga, por que nos enganam?
            Bastava que nos permitissem saber “o que importa” de forma crua e verdadeira. Não é o governo que nos engana, pois esse tem deflagrado toda sorte de desgraças, sem a preocupação de esconder, porque bem sabe que o 4º poder, sim, o fará de joelhos dobrados.

Por: Mônica Torres
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
Publicado originalmente em: Blog do Mundoxxx